Cada cristal tem várias camadas áuricas no seu corpo etérico, assim como os seres humanos. No núcleo mantêm a energia primordial e as restantes camadas são sensíveis ao ambiente que os rodeia. Os cristais são muito sensíveis às influências energéticas, eles vão absorvendo e acumulando na sua estrutura molecular todo o tipo de poluição (electrónica e mental) e desequilíbrios energéticos (energias negativas, emoções,...).
Quanto mais vão acumulando, mais sujos vão ficando, o que vai reduzindo o seu funcionamento e capacidades. Por isso, é conveniente limparmos os nossos cristais, quando achamos que eles se encontram nestas condições. Quando adquirimos um cristal, temos de limpá-lo, pois ele passou por um longo processo e caminho antes de chegar às suas mãos e traz muitas energias de tudo aquilo por que passou. É como quando chega ao fim de um dia de trabalho, cansado, com o stress de tudo aquilo por que passou durante o dia.
Existem muitas formas de limpar um cristal. As seguintes são apenas exemplos.
Pode:
- deixá-lo de molho em água e sal marinho (ou sal grosso), ao ar livre, por um dia ou mais. Se não tiver quintal ou outro espaço para deixá-lo ao ar livre, use o parapeito da janela, para que ele apanhe a energia do sol e da lua (é muito bom, inclusive quando chove).
- deixá-lo enterrado na terra durante pelo menos um dia e uma noite (há quem os deixe por um mês);
- colocá-lo numa drusa/geóde de ametista ou num aglomerado de cristais de quartzo transparente (limpa e carrega);
- lavá-lo num riacho ou nascente de água, no meio da natureza;
- emergi-lo numa mistura de água morna, sal marinho e de vinagre de cidra, por vinte minutos a meia hora;
- envolvê-lo em fumo de incenso como sândalo, cedro ou outros usados para limpeza; certifique-se que todos os lados do cristal são limpos;
- usar a sua respiração: inspire calmamente pelo nariz e expire lentamente para o cristal com a intenção de o limpar;
- usar energia para o limpar, como Reiki, Karuna... Mesmo que não esteja iniciado em qualquer uma destas energias, relaxe, concentre a sua intenção na limpeza do cristal, segurando-o numa mão e, fechando os olhos, visualize um raio de luz saindo da sua outra mão em direcção ao cristal (uma mão por baixo da outra);
- colocar o seu cristal debaixo de água fria corrente (pode ser da torneira, mas melhor será uma fonte de água limpa) e visualizar uma luz dourada ou violeta a sair junto com a água e a limpar e purificar o seu cristal;
- emergir o cristal em sal grosso ou sal marinho durante a noite ou mais tempo.
Existem, portanto, muitas formas de o fazer. Siga a sua intuição e use o método com que se identifica neste momento. Veja o cristal como uma extensão de si próprio e use o método que usaria para se limpar energeticamente a si próprio, aquele que a atrai mais.
Se escolher usar água para limpar o seu cristal certifique-se apenas de que a água não o vai destruir. Se for um cristal de aspecto fibroso ou sedoso, escolha outro método de limpeza. Aliás, procure deixar tanto a água como o sal para limpezas mais profundas quando sabe que não vai danificar o cristal. Veja mais informações na página de cada um dos cristais. Não use, igualmente, recipientes de alumínio para mergulhar os seus cristais.
Para carregar os seus cristais pode, dependendo do cristal:
- colocá-los à Lua Cheia;
- meditar com ele ao Sol (nunca por demasiado tempo, pois pode alterar a sua estrutura molecular)
- deixá-los numa altar ou local de devoção;
- expô-los numa tempestade por 3 horas ou mais;
- colocá-los dentro de uma pirâmide, orientada para o norte magnético;
- usar determinadas cores ou sons para carregá-lo.
Siga também a sua intuição e a sua criatividade. Cada cristal é diferente e poderá usar várias formas de limpeza e energização com cristais diferentes.
Quando limpar e carregar os seus cristais não o faça a pensar no que tem para fazer ao longo do dia, entregue-se a esse momento, com carinho e devoção. Faça-o com intenção de limpar os cristais e a si próprio. Habitue-se a limpar os seus cristais regularmente e repare na diferença entre o antes e o depois.
adaptado de http://www.universodeluz.net
Encontrei um cristal na terra do terreno onde estou construindo minha casa. Quando dei por mim, é exatamente o cristal do meu anjo da guarda. Estava debaixo da terra, fui plantar uma flor e o jardineiro bateu a enxada encontrando o cristal e me entregou, pois eu estava ao seu lado. Como a terra é na roça e meu terreno tem terra muito boa, é necessário eu limpar o cristal? Ele é um quartzo branco bem cristalino.
ResponderEliminarEu diria que ele esteve sendo magnetizado este tempo todo e à sua espera. Eu não o limparia!
ResponderEliminarAchei um olho-de-tigre quando estava caminhando, achei na rua, um pouco arranhado e guardei. Devo limpa-lo, energiza-lo e guardar?
ResponderEliminarSim, deve limpá-lo e energizá-lo. A rua é um local de transição de muitas energias, nem sempre as que necessitamos. Limpar e energizar é a melhor solução. Depois pode guardar, usar ou oferecer, quando o sentir limpo e vibrante.
ResponderEliminarMuito linda a introdução de seu blog - parabéns!
ResponderEliminarMinha pergunta é:
Tenho 3 côres de quartzo (brancos-rosa e verde) em meu terraço que coloquei ao lado de um vaso com palmeira. Ocorre que estando na área externa do terraço o qual é descoberto os mesmos tornaram-se
esverdeados por causa da chuva e sol do dia-a-dia. Gostaria de saber como posso limpá-los para que
adquiram um branco pleno. Posso colocar água sanitária (Candida)e deixá-los de môlho para que voltem à côr original e depois energetizá-las. Grata pela ajuda e orientação. Abraços!
Grata, Luciane!
EliminarQuanto à sua questão, se tiver água de fonte (engarrafada, de mar, riacho, nascente; não é necessária muita) é bem melhor. Pode deixar de molho em sal marinho e limpar cuidadosamente com os dedos limpos o verdete residual, com as mãos energizadas em luz-mãe (sentirá um formigueiro amoroso e morno se evocar como uma mãe ama incondicionalmente o seu bebé). Lembre-se, sobretudo, que os cristais são um prolongamento de si mesma, parte já integrante de si. O milagre, a limpeza está em nós.
Abraço
acabei de fazer um colar... ele é composto com 4 pedras pequenas (ágata de fogo, quartzo rosa, onix e ametista)e por uma pedra maior um olho de tigre... queria energiza-lo. qual a diferença ente energiza-lo com raios solares e lunares?
ResponderEliminarA energia do sol e da lua são complementares e, por isso, diferentes. As energias subtis são distintas e as físicas também; ou seja, o sol é energia-masculina, vibrante, inflamante, direta; a da lua, por seu turno, é mais delicada, feminina, entregue à flutuação da intuição, aos efetos maternais; reveste, protege, mais do que penetra... Ambas são purificadoras, mas atenção ao efeito da luz do sol nas redes "neuronais" dos cristais: pode ser devastador. Os raios ultra-violetas e infra-vermelhos, entre outros, juntamente com a radioatividade existente na atmosfera, podem descaracterizar, e até mesmo, enfraquecer as virtudes subtis das pedras, sobretudo as transparentes (Imagine uma pele sensível...) A ligação entre o mundo físico e as outras dimensões é permanente, portanto devemos sentir as pedras como seres multidimensionais. A lua cheia é a mais adequada para a energização de cristais delicados. A não ser que seja necessária uma purificação mais profunda e radical, podemos e devemos recorrer ao sol. Seja como for, as nossas opções devem fluir a partir do coração onde não há medo, nem erros. Nada é definitivamente errado, nada é definitivamente certo. Abraço
EliminarOlá, gostei muito do seu blog e principalmente dessa postagem. Bem, ainda ontem comprei um cristal de quartzo em estado bruto para fazer um cordão ou melhor um amuleto de nascimento para mim mesmo. A minha pergunta é: eu devo limpa-lo e energiza-lo antes de fazer o amuleto ou posso fazer esse processo com o amuleto já pronto?
ResponderEliminarOlá, Charles. Eu costumo fazer antes a limpeza e a energização depois, mas cada ser e cada cristal são únicos, devendo, por isso, os procedimentos atender às necessidades de cada um, que, em última análise, são interdependentes. Deverá seguir a informação procedente do seu Coração.
EliminarOlá Susana, são utilizados os mesmos procedimentos de limpeza e energização para cristais rutilados ou grafitados?
ResponderEliminarA minha intuição diz-me que devido ao rutilo, ou cabelos de anjo :), e à sua considerável capacidade de "dispersão óptica" e "elevado índice de refração da luz", convém ter cuidados especiais com este cristal, por um lado, e, por outro, acreditar no seu imenso potencial vibratório (intrínseco)... Se o/a visitante entretanto descobrir algo mais, partilhe, por favor. Grata!
EliminarBoa tarde!
ResponderEliminarTenho 3 cristais quartzo rosa,branco, e o meio amarelinho, posso limpa-los deixando na chuva? depois de deixalos lá como posso seca-los? com pano branco ou naturalmente?
Naturalmente é bom, com as mãos, quando energizadas no sentido em que pretende programar os seus cristais.
EliminarGostaria de saber se posso lapidar o cristal ou devo usar ele em estado bruto?
ResponderEliminarPoder, pode: não altera a sua estrutura molecular. Pode é alterar os espaços intra-moleculares... O que sente? Como o deseja: simples e natural ou a evocar a joalharia das monarcas?
EliminarBom dia, gosto imenso de cristais.
ResponderEliminarEm breve vou tirar um curso de cristais.
Uma das opções que discordo, posso estar errada, é pôr os cristais em água e sal grosso, pois nem todas os cristais podem, outra opinião, alguns cristais tb não podem apanhar sol, exemplo a opala. Será que estou errada?
Comprei uma selenita. Sei que limpa os outros cristais, certo?
Será que tenho que limpa-la? Posso enterrar no meu canteiro, pois como já passou por muitas mãos?
Agradecia que esclarece-se.
Uma das opções passa, de facto, por deixar os cristais em água e sal marinho, ou água do mar. O período de tempo é variável, e como referiu nem todos os cristais beneficiam com essa limpeza, pelo menos, de forma prolongada; será sempre uma opção, entre tantas outras. Passar o cristal em água marinha (es.corrente) durante alguns segundos não é, de todo, prejudicial, bem pelo contrário. Por outro lado, também existem certos cristais que não beneficiam da exposição prolongada ao sol. Dependerá sempre da extensão de tempo, da hora, do local e das suas próprias frequências, quando em processo de limpeza. Quanto à selenite, trata-se de uma pedra com capacidade de auto-limpeza, contudo, se sente essa intuição de enterrá-la no seu canteiro, por que não?
EliminarTenho uma fonte de água em um vaso de quartzo branco que escureceu com o tempo. Como posso clareá-lo?
ResponderEliminarHá quem use o vinagre de sidra diluído em água, sempre vigiando e sentindo o cristal, solicitando a sua brancura. No entanto, na minha perspectiva, o sumo de limão é preferível...
EliminarOlá!
ResponderEliminarEu comprei uma obsidiana preta e pensei limpá-la e energizá-la.
À meia hora, pu-la dentro de um copo de plástico transparente juntamente com o sal grosso, no parapeito da janela do meu quarto e além disso está a chover, o que é melhor até.
Se as outras pessoas virem o copo, não há problema?
Obrigada!
A energia psíquica de certas pessoas nem sempre pode ser a mais consonante com as nossas intenções... Estamos a falar de energias subtis, certo? :)
Eliminarolá, comprei um colar que contêm duas pedras: pedra da lua e ônix. Qual a melhor forma de eu energizá-las??
ResponderEliminarA Pedra da Lua pode beneficiar, sobretudo, da Lua Cheia e meditação simultâneas.
EliminarOlá
ResponderEliminarDeve-se limpar ametista em drusa?
Convém, antes e depois, limpar e energizar a drusa, se sentir que é a drusa ideal para o processo.
ResponderEliminarOlá boa tarde, eu ganhei um cristal alguns anos atras, ele deve pesar uns 10 kg ou mais, como posso fazer para deixa-lo brilhoso pois ele ainda esta fosco? Obrigado
ResponderEliminarMandar polir um cristal pode implicar alterações energéticas. Se pretender ativar o chakra da visão, é pertinente mandar poli-lo. Caso contrário, mantê-lo tal como está, fosco, conserva a sua energia primeva e essencial.
EliminarOlá, estou querendo fazer um amuleto com cristal mas queria saber de uma coisa que vi na internet, ela realmente precisa ser bruta e ter uma ponta?
ResponderEliminarBeneficia. Digamos que é, a priori, uma antena mais eficaz. Mas se sentiu profunda empatia com outra pedra que não tenhas essas duas características, também pode fazer dela o seu amuleto.
EliminarQuestione-se sobre qual a razão, ou razões, que a fazem preferir essa pedra às brutas, ponta de drusa. Se for meramente estética, talvez seja melhor esperar um pouco mais.
Comprei uma pedra de um hippie que é a pedra do recomeço, queria saber se é esse o nome usado pra essa pedra? Hoje decidi purificar ela, interrei e esta chovendo um pouco, quando a chuva aumentar pretendendo por ela disposta a chuva. Devo fazer isso?
ResponderEliminarNão tenho conhecimento dessa pedra, lamento…
EliminarOla! Tenho um colar de ouro e com a pedra citrino. Como devo limpa-lo e energiza-lo?
ResponderEliminarCom água corrente, sem sal,e depois à luz do pôr-do-Sol e da Lua cheia, com meditação/ oração.
EliminarOlá Susana.
ResponderEliminarEm 2010 adquiri um Quartzo rosa e minha vida amorosa deslanchou... arrumei um namorado e até tive uma filha. Mas depois me separei. Você acha eu deveria me desfazer desta pedra por ter essa energia do antigo relacionamento? Desde então não tive mais nenhum relacionamento e não sei se isso também tem haver...
Digamos que a sua pergunta se auto-responde... :) Há certos cristais que devem circular, assim como certas pessoas. Limpe-o e entregue-o ou ofereça-o a alguém ou a alguma instituição, para que a experiência se renove. O desapego concede espaço ao novo. Ofereça, também, essa oportunidade ao seu Quartzo rosa...
EliminarOlá
ResponderEliminarRecentemente achamos varios cristais em um sítio,cristais brutos,opacos e transparentes...alguns deles estão bem sujos (de terra,alguns parecem q tem um plastico derretido grudado)
queria saber como faço para limpá-los (no sentido fisico e posteriormente energético)
obrigado
Olá hermano porto. Que bom terem encontrado vários cristais! Ou terão sido os cristais a encontrá-los?... :) O físico e o energético estão incluídos no mesmo processo. O importante é determinar a sua intenção. Não use nada abrasivo nos cristais que pensa terem plástico derretido; pode ser uma película natural/ mineral que revestiu recentemente o cristal e pode ter um papel a desempenhar na "missão" do cristal. Água corrente de fonte, de riacho límpido... Use as mãos na medida do possível, sem esfregões. Se usar pano de algodão, que seja bem macio e limpo. Grata!
Eliminarcomo limpo ambar?
ResponderEliminarMárcio Vieira, permita-me partilhar este site em resposta à sua pergunta: http://www.ehow.com.br/maneiras-faceis-limpar-ambar-estrategia_191985/
EliminarBoa limpeza!
Olá Susana, ganhei uma opala e gostaria de saber o melhor método para limpa-la
ResponderEliminare li nos comentários q n seria muito bom deixa-la exposta ao sol, é verdade?
Muito bom o site, bem informativo haha abraço
Pode segurá-la durante alguns minutos ao sol, para energizá-la e projetar as suas intenções, depois de limpa em água corrente.
EliminarOlá, Susana eu comprei uma Ágata Verde, e sinto que ela precisa de energia e limpeza, como posso limpa-la e energiza-la ?
ResponderEliminarOlá, izabel. Há várias formas… Pode deixá-la em água corrente o tempo que sentir necessário, depois submergir em sal durante meia hora, enquanto medita e projeta as suas intenções ligadas ao chakra Anahata (do coração), depois novamente em água corrente. Se lhe for possível, pode submergir em água e colocar à Lua Cheia. Por vezes, apenas pego nos cristais limpos e exponho à Lua durante alguns minutos com oração ou decreto criado por mim.
Eliminarola comprei um onix ha 3 dias
ResponderEliminarfez me sentir super bem nas primeiras 24h, a partir dai notei o muito sujo, emergi o em agua com sal e vinagre de cidra, mas o que fazer a seguir para que possa voltar a usa lo energiza lo? qual a maneira mais rapida que posso faze lo? preciso dele 24h por dia, obrigado
Não é conveniente criar energia de apego a uma pedra, seja ela qual for. Sendo a Ónix associada ao chakra básico, convém limpá-la diariamente. Pode fazê-lo em água corrente durante alguns minutos e colocá-la numa drusa para energizá-la.
EliminarHá quem faça limpeza e energização (imaginando um raio violeta ou dourado a surgir com a água e a penetrar a pedra, purificando-a) em simultâneo e se sinta bem com o resultado. Aprendemos todos os dias com as pedras e elas connosco...
Olá...boa noite.
ResponderEliminarPosso purificar as pedra granadas, onix, turquesa, turmalina negra ou qualquer pedra em sal grosso puro sem agua? no seco mesmo em um recipiente de vidro?
Poder, pode. Se não sente necessidade de água não a use!
EliminarOlá, eu tenho pingentes para colar de ametista, jaspe e quartzo rosa (a onix já é um colar mesmo). Queria saber se posso usar em contato com a pele mesmo (se é correto e etc) e como energizar cada uma pq moro em apartamento e é um pouco difícil energizar com a luz da lua ou sol mesmo. Eu já li em sites que pode energizar com água e etc mas já li em outros que não pode pq estraga a pedra. Obrigada se puder ajudar!
ResponderEliminarSe a água tiver muito cloro, por exemplo, não é conveniente. Mas água potável não prejudica. Pode energizar com meditação, projetando as suas intenções. Tal como a Lua ou o Sol, nós também somos fontes de energia eletromagnética.
EliminarA Ónix convém limpar com maior frequência (diariamente, de preferência, se a tiver usado). Como colar, a Ónix não é recomendável, pois atua ao nível do chakra base e junto à laringe é preferível usar os azuis mais claros, sobretudo em pessoas mais sensíveis. Como pulseira a Ónix é uma boa solução.
Olá Susana. Parabéns pelo blog. Adquiri através de um site 19 pedras brutas de quartzo rosa. É suficiente a limpeza de três dias na água e sal grosso? Com o detalhe q moro em apto de varanda coberta. Obrigada desde já. Abraços. Jacqueline
ResponderEliminarGrata, Jacqueline.
EliminarSim, pode ser suficiente.
Se tiver possibilidade, num parque ou na praia, pode colocar as pedras no seu regaço e projetar as suas intenções, deixando-as inundar de Sol ou de Lua durante alguns minutos.
Olá :) há coisa de 3 dias coloquei um altar com os meus cristais todos ao pé da janela, onde apanha sol directo das 10h30 até 14h30. será que faz mal a alguns cristais apanhar sol a essas horas ou tantos dias seguidos?
ResponderEliminarShantia, sim, a sua intuição informa-a corretamente!
EliminarÉ de toda a conveniência mudar o altar por forma aos cristais não sofrerem o efeito dos raios ultravioleta que vão, concerteza, alterar a estrutura molecular dos seus cristais de gruta e interfir nas suas energiais subtis.
Boa noite Susana!!!
ResponderEliminarTenho duas ônix e um quartzo verde, posso energizá-los juntos?
Minha intenção é deixá-las expostas na lua cheia e no sol.
Abraços!
Como pode verificar neste blogue, são pedras que atuam em diferentes níveis energéticos, por isso não convém limpá-las, nem energizá-las em conjunto.
EliminarAbraço!
Boa tarde. Ofereceram-me este colar e disseram para colocar ao sol. Mas não percebi durante quanto tempo tem de ficar ao sol e se tenho de usa-lo logo a seguir e quando tenho de voltar a colocar ao sol. Não consigo pôr a foto. Como faço?
ResponderEliminarPatrícia, pode enviar por mensagem através do facebook Su Zamna,
Eliminarboa tarde, há uma semana comprei um cristal de quartzo transparente e ele estava sem riscos por dentro e por fora. quando o lavei com água e sal e coloquei ao sol e à lua para ativar a sua energia reparei que no dia seguinte ele estava com um risco por fora e senti logo a energia que emanava o cristal. hoje peguei nele e vi que esta por dentro com pequenas bolhas alinhadas ao longo do cristal e uns pequenos riscos por fora. gostaria de saber se tem alguma coisa a ver com a minha energia e a do cristal ou se tenho de o limpar novamente. agradeço resposta e obrigada.
ResponderEliminarEspeculo, pois não sei quanto tempo o deixou ao Sol, nem às horas a que o fez, ou como estava a sua força; mas poderá ser essa a razão dos riscos ou fissuras, que terão deixado entrar ar e criado as bolhas nesse alinhamento. Não creio que tenha que ver com a sua energia, mas também não a conheço. Pode meditar com ele e procurar respostas. Acarinhe-o… Um Cristal Quartzo é sempre muito, muito especial, pois remete-nos para um passado longínquo, para um futuro próximo e, paradoxalmente, sintoniza-nos com o Agora. Continue a sentir essa energia emanando. Ela é infinita...
Eliminarmuito obrigada pela sua atenção! coloquei o cristal durante a noite e o dia seguinte, por volta das tres da tarde retirei. adquiri este cristal pois estava em desequilíbrio e com pouca energia.
ResponderEliminarolá
ResponderEliminaro ambar nao é um cristal... mas também é pura energia...
para além da limpeza simples de agua corrente e pura e pano macio para secar que mais recomenda?
Dá para limpar as energias de uma peça de âmbar?
Como
Fiz já uma pesquisa grande e mesmo assim estou confusa... talvez a lua ... me esclareça por favor.
www.facebook.com/ColarDeAmbar
Olá, Carina.
EliminarSim, Lua e alcoól canforado.
Passe com um pano macio embebido, leve e gentilmente. Constatará que, não só irá limpá-lo, como protegê-lo.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar