segunda-feira, 26 de julho de 2010

Na Árvore

Agora as Pedras & Suspiros também estão estão na Árvore
- Cooperativa de Actividades Artísticas, C.R.L. - "Um espaço de liberdade".
















Fica no Porto, mesmo por detrás do Palácio da Justiça, num espaço que merece ser sentido através das acolhedoras salas, galeria e toda a envolvência histórica e natural...

"As casas de campo são, pela maior parte, rodeadas de espessos arbustos que, trepando até o cume dos telhados, representam aos olhos agradáveis labirintos semeados de jasmins, martírios e muitas outras flores, cuja variedade e cheiro suavíssimo é o encanto dos sentidos.
Os ingleses, franceses, holandeses, hamburgueses, e outras famílias estrangeiras comerciantes, são os que arrendam estas quintas e nelas vivem a maior parte do ano; mas os portugueses reservam para seu uso e divertimento as melhores e as mais custosas. Tais são: da parte do nascente, norte e poente, a das Virtudes, pertencente à viúva e filhos de José Pinto de Meireles, Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, que se inclui no bairro de Miragaia e é de um preço e valor tal que, só os muros que a cercam e formoseiam, custaram muito mais de vinte mil cruzados.

A estrutura de algumas destas fontes é notável. A das Virtudes compõe-se de um alto frontispício adornado de antigas pirâmides e firmado em bancos de pedra que o rodeiam. A copiosa água, que dela sai por duas carrancas gigantescas lavradas na mesma pedra, enche, em menos de um minuto, o maior cântaro. Ao seu lado estão dois profundos tanques em que diariamente lavam de vinte até trinta lavadeiras.

(...) Esta Fonte deu o nome à Porta da Cidade chamada das Virtudes e assim mesmo aos Assentos que ficam ao seu lado, em um alto da parte oriental, e que se dilatam pela distância de 222 passos. Em toda a cidade não há sítio nem mais ameno nem mais agradável; porque, além da sua bela posição adornada de regulares edifícios, gozam os olhos, de um só golpe, vista da cidade, de mar, rio, navios, montes, campinas, quintas e palácios. O grande paredão, que presentemente se está fazendo, para com ele se formar uma praça correspondente à beleza e magnificência desta agradável situação, será um monumento eterno do patriótico zelo que Rodrigo António de Abreu e Lima, Cavaleiro professo na Ordem de Santiago, Inspector da Marinha do Douro, Administrador Geral dos Portos secos das três províncias do norte, e actual Juiz da Alfândega, mostrou em obrigar o Senado da Câmara a fazer esta obra interessantíssima à Régia utilidade e recreio público."
Padre Agostinho Rebelo da Costa
Descrição Topográfica e Histórica da Cidade do Porto. 1788.


É neste cenário que está sediada a Cooperativa Árvore, no edifício mandado construir por José Pinto de Meireles, cuja pedra de armas encima a frontaria, adquirido em 1989 aos proprietários Dona Margarida Helena de Azevedo Albuquerque e Dr. Henrique da Costa Alemão Teixeira."


Visite-nos...♥':ﻶჱﻶﻉ.♥:'-•°´¯¯`°•-♥':ﻶჱﻶﻉ:♥...


Sem comentários:

Enviar um comentário